O presidente da República, Jair Bolsonaro, tem deixado claro que o AST (Acordo de Salvaguardas Tecnológicas), entre Brasil e EUA, envolvendo a Base de Alcântara, é uma prioridade no seu governo.

Depois de comemorar a aprovação do AST na Câmara Federal (reveja), Bolsonaro voltou a abordar o assunto nas redes sociais. O presidente deixou claro que o aeroporto e porto de Alcântara serão ampliados.

Uma equipe do Ministério da Infraestrutura, por determinação de Bolsonaro, fez um sobrevoo e constatou algumas obras emergenciais que precisam ser feitas na região.


O AST já foi aprovado na Câmara Federal e durante esta semana deve começar a ser apreciado no Senado Federal. O senador maranhense Roberto Rocha (PSDB), será o relator da matéria. Roberto Rocha assegurou que dará mais celeridade ao acordo já assinado desde março de 2019.

Vale destacar que além de Rocha, os outros dois senadores do Maranhão – Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton Rocha (PDT) – já confirmaram que também irão votar pela aprovação do AST.

É aguardar e conferir.