Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Júnior Lourenço se posiciona após Operação Laços de Família

Um dos alvos da Operação Laços de Família, deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão e mInistério Público, o deputado federal Júnior Lourenço (PL), emitiu nota se posicionamento a cerca do episódio.

O parlamentar assegura que não teve ainda acesso ao processo, que corre em segredo de justiça, mas que, de acordo com o que foi divulgado, o período citado não corresponde ao período em que foi prefeito em Miranda do Norte. Lourenço diz que está a disposição para quaisquer esclarecimentos.

De acordo com o MP e Polícia Civil, a Operação Laços de Família apura possíveis desvios de recursos públicos por uma organização criminosa. As investigações tiveram início a partir de denúncia do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito de desvios de recursos realizados no período de 2017 a 2020, durante a gestão do ex-prefeito de Miranda do Norte Carlos Eduardo Fonseca Belfort, conhecido como Negão.

O ex-gestor estaria utilizando recursos públicos para quitar dívidas pessoais junto ao TCU. O mesmo artifício teria sido usado pelo também ex-prefeito e atual deputado federal, José Lourenço Bonfim Júnior, que esteve à frente da administração municipal de Miranda do Norte no período de 2009 a 2016.

As investigações apontaram a existência de uma verdadeira organização criminosa criada com o objetivo de desviar recursos públicos. O esquema era operacionalizado por meio de empresas de fachada que participavam de processos licitatórios fraudulentos. Essas empresas não tinham capacidade técnica nem lastro financeiro para cumprir os contratos firmados.

Sair da versão mobile