Um dos alvos da Operação Laços de Família, deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão e mInistério Público, o deputado federal Júnior Lourenço (PL), emitiu nota se posicionamento a cerca do episódio.

O parlamentar assegura que não teve ainda acesso ao processo, que corre em segredo de justiça, mas que, de acordo com o que foi divulgado, o período citado não corresponde ao período em que foi prefeito em Miranda do Norte. Lourenço diz que está a disposição para quaisquer esclarecimentos.

De acordo com o MP e Polícia Civil, a Operação Laços de Família apura possíveis desvios de recursos públicos por uma organização criminosa. As investigações tiveram início a partir de denúncia do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito de desvios de recursos realizados no período de 2017 a 2020, durante a gestão do ex-prefeito de Miranda do Norte Carlos Eduardo Fonseca Belfort, conhecido como Negão.

O ex-gestor estaria utilizando recursos públicos para quitar dívidas pessoais junto ao TCU. O mesmo artifício teria sido usado pelo também ex-prefeito e atual deputado federal, José Lourenço Bonfim Júnior, que esteve à frente da administração municipal de Miranda do Norte no período de 2009 a 2016.

As investigações apontaram a existência de uma verdadeira organização criminosa criada com o objetivo de desviar recursos públicos. O esquema era operacionalizado por meio de empresas de fachada que participavam de processos licitatórios fraudulentos. Essas empresas não tinham capacidade técnica nem lastro financeiro para cumprir os contratos firmados.