Se na Câmara Federal não teve a unanimidade entre os deputados do Maranhão para a aprovação do AST (Acordo de Salvaguardas Tecnológicas), essa unanimidade deverá ser encontrada no Senado, entre os senadores maranhenses.

Os três senadores do Maranhão – Roberto Rocha (PSDB), Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton Rocha (PDT) – já se manifestaram publicamente a favor do acordo entre Brasil e EUA, envolvendo o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Vale destacar, mais uma vez, que no Senado o relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 523/19, que autoriza o AST, será o senador Roberto Rocha, que desde o início tem prometido maior celeridade na tramitação.

O AST foi assinado em março, mas só foi votado nesta semana na Câmara Federal. O acordo foi aprovado com 329 votos a favor e 86 contrários. No entanto, não teve a unanimidade dos deputados do Maranhão.

Dos 18 deputados maranhenses, 16 votaram a favor, apenas o deputado Bira do Pindaré (PSB) foi contra e teve ainda a abstenção do deputado Zé Carlos (PT).

Agora é aguardar e conferir a votação no Senado, que tem como expectativa a aprovação do AST até o fim deste ano.