Pelo visto o problema do Fórum Astolfo Serra em Olinda Nova do Maranhão está longe de terminar. O Fórum segue interditado desde o dia 02 de julho deste ano e de lá para cá o Blog tem acompanhado a luta travada pela juíza Anelise Nogueira Reginato, purchase responsável pela interdição (reveja aqui).

O Blog teve acesso a um novo e-mail encaminhado pela magistrada ao Tribunal de Justiça. O ofício de nº 444/2103, datado de 26 de agosto, novamente foi endereçado ao corregedor-geral do TJ, desembargador Cleones Cunha.

No ofício, a juíza Anelise Reginato além de reiterar a solicitação de providências para a reabertura do Fórum, desmente categoricamente a informação da Engenharia do TJ repassada ao Blog.

Nas fotos estão sendo demonstradas rachaduras na Sala de Audiência e Recepção do Fórum

Nas fotos estão sendo demonstradas rachaduras na Sala de Audiência e Recepção do Fórum

Na postagem “Será que agora vai?”, onde o deputado estadual Jota Pinto (PEN) também solicitava providências do TJ para a interdição do Fórum, o Diretor de Engenharia, Rui Barbosa Lima Sobrinho, atenciosamente comentou no Blog, explicou os motivos da demora para reforma e até postou um ofício que teria sido encaminhado a juíza Anelise Reginato.

Nessas fotos as rachaduras da Secretaria Judicial do Fórum de Olinda Nova do Maranhão

Nessas fotos as rachaduras da Secretaria Judicial do Fórum de Olinda Nova do Maranhão

No entanto, a magistrada negou peremptoriamente a informação e o Blog publica abaixo alguns trechos do novo ofício encaminhado ao Tribunal de Justiça.

Excelência, em primeiro lugar, após a interdição do Fórum, esta magistrada nunca (repito, nunca) recebeu qualquer ofício da Diretoria de Engenharia com a informação de que não há risco iminente de colapso das estruturas do prédio.

Ao contrário disso, a medida drástica de interdição foi motivada, entre outras razões, pela informação contida no OFC-DENG-232013, endereçado ao Presidente do Tribunal de Justiça, no qual a própria Diretoria de Engenharia reconhece “o desconforto e insegurança hoje constantes nas instalações do Fórum”.

Em segundo lugar, todas as fotografias constantes dos Processos Administrativos respectivos mostram – até mesmo para qualquer leigo – os riscos existentes no prédio, sendo de se ressaltar, inclusive, que é de conhecimento de Vossa Excelência que eu mesma fui vítima de queimadura causada por choque elétrico em meu próprio gabinete.

Em terceiro lugar, é de se perguntar: ora, se foi constatada a inexistência de colapso das estruturas, como é possível a Diretoria de Engenharia pretender executar a obra em caráter emergencial? Não se podem olvidar os dispositivos da Lei 8.666/93…

É curioso (e surpreendente) tomar conhecimento do OFC-DENG–362013 somente pela mídia, vez que desde a interdição do prédio enviei à Diretoria de Engenharia quatro ofícios solicitando informações sobre as medidas práticas tomadas para corrigir os problemas do prédio do Fórum, bem como sobre as datas de início e fim das obras, justamente porque aquela Diretoria nunca tinha se pronunciado formalmente.

O Blog também publicou nesta postagem algumas fotos que teve acesso da situação precária em que se encontra o Fórum de Olinda Nova e mais uma vez lamenta que o imbróglio vá prejudicando a população que fica praticamente desassistida da Justiça e pior de tudo, sem nenhuma solução encontrada ou decisão definitiva do Tribunal de Justiça do Maranhão, que faz de conta que o problema não é dele.