O deputado federal maranhense Júnior Lourenço (PL),mais uma vez, acaba sendo destaque na imprensa nacional, mas não pelo trabalho desempenhado em prol dos maranhenses, mas sim pelas ausências na Câmara dos Deputados.

De acordo com a coluna do jornalista Cláudio Humberto, Júnior Lourenço foi o deputado com maior número de ausência não justificada, foram 15 faltas. O maranhense é seguido por Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), com 13 ausências.

Só 124 deputados federais tiveram 100% de presença nas 57 sessões analisadas. O levantamento considerou 551 parlamentares, já que alguns assumiram o posto de outros que se ausentaram para, por exemplo, assumirem cargos, o que inchou ainda mais o parlamento, que tem 513 vagas.

Vale lembrar que, infelizmente, não é a primeira vez que Júnior Lourenço é destaque pelas suas faltas na Câmara Federal.

Pelo levantamento feito em 2022, através do Congresso em Foco, tivemos 14 deputados federais que tiveram menos de 75% de presença no parlamento federal. Entre os menos assíduos estava Júnior Lourenço, que foi reeleito com mais de 93 mil votos.

O maranhense Júnior Lourenço foi o quinto com menor assiduidade ano passado, uma vez que esteve presente em 72,60% das sessões.