A Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu, nesta terça-feira (7), a visita de representantes das comunidades indígenas das etnias Guajajara e Krikati, da região de Grajaú e Montes Altos. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Ricardo Arruda (MDB), em alusão ao ‘Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas’, teve como objetivo dar visibilidade ao debate de pautas importantes aos povos originários.

Além das lideranças indígenas, estiveram presentes o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda (MDB), e o vereador de Montes Altos, Marcelo Krikati (MDB).

O deputado Ricardo Arruda destacou a importância desse momento para a Casa do Povo. “Hoje é um dia marcante para o Parlamento, tendo em vista o cenário nacional de crise humanitária em que vivemos no país, decorrente dos problemas enfrentados por nossos indígenas. E receber aqui a vista dos indígenas maranhenses demonstra o comprometimento do Legislativo Estadual em fortalecer políticas públicas voltadas a esses povos”, afirmou.

Cultura – Na ocasião, a delegação conheceu um pouco mais sobre o funcionamento do Parlamento e visitou alguns espaços da Casa, como o Salão Nobre e o Plenarinho. Além disso, acompanharam da galeria do Plenário Nagib Haickel parte da sessão plenária comandada pela presidente Iracema Vale (PSB). Ainda durante a visita, em momento histórico e emocionante, o grupo de indígenas fez demonstrações de sua cultura e da diversidade de seu povo através de cânticos e danças, no hall do Plenário.

Para o vereador Marcelo Krikati, que também é cacique, é fundamental debater os direitos dos indígenas. “Temos agora a esperança de mudança real na situação dos povos originários e podemos contar com o apoio dos parlamentares para mais inclusão, oportunidades, saúde, educação e segurança para nossas comunidades”, destacou.

Também presente à visita, o cacique Mariciliano Guajajara celebrou o protagonismo dos povos indígenas, hoje representados no comando de órgãos do Executivo. “Pela primeira vez temos um Ministério dos Povos Originários e que é comandado por uma maranhense indígena, a Sonia Guajajara. Além disso, temos também uma indígena presidente da Funai, Joênia Wapichana!”, disse o cacique, ressaltando ainda o apoio do deputado Ricardo Arruda e do prefeito Mercial, na luta pelos direitos fundamentais desses povos.

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia, Ricardo Arruda reiterou seu apoio aos povos indígenas e o compromisso em contribuir para a construção de um estado mais justo e solidário. “Nosso mandado trabalhará para a redução da pobreza e da desigualdade. Lutaremos e defenderemos políticas públicas voltadas à garantia, ao respeito e à valorização das crenças, dos costumes e das tradições dos povos indígenas”, afirmou o parlamentar.