O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), voltou a demonstrar grande preocupação com uma eventual grande abstenção no 2º Turno das eleições 2022, previsto para o domingo (30).

Brandão ressaltou que já no 1º Turno tivemos uma alta abstenção e destacou a importância dos eleitores participarem desse ato democrático.

“No primeiro turno, o país registrou o maior índice de abstenção desde as eleições de 2018. Foram mais de 32 milhões de brasileiros ausentes. É importante que o máximo de pessoas possível participe. Quanto maior a participação popular, maior a legitimidade de um governo eleito”, afirmou.

O governador reeleito lembrou ainda que o Maranhão, no 1º Turno, foi o sétimo estado a apresentar o maior número de ausentes no pleito eleitoral.

“E quero alertar sobre a importância de se evitar altos números de abstenção nesse segundo turno. Ainda no primeiro, o Maranhão ficou em 7º lugar entre os que apresentaram o maior número de eleitores ausentes”, finalizou.

É importante ressaltar que Brandão tem tomado algumas medidas no sentido de tentar minimizar essa abstenção no Maranhão. O governador, por exemplo, garantiu um ‘superferiado’ para o servidor público estadual (reveja) e assegurou gratuidade nos ônibus semiurbanos e no transporte de ferryboat, tudo para evitar uma alta abstenção no 2º Turno.

É aguardar e definir, afinal numa eleição tão disputada, como deve ser essa, uma alta abstenção, dependendo onde possa ocorrer, pode ser decisiva para o resultado do pleito.