Definitivamente o clima esquentou na pré-campanha eleitoral no Maranhão e nem o fato de outrora serem aliados, parece mais importar nesse momento.

Tudo começou quando o senador e pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PDT, Weverton Rocha, de maneira incoerente, fez uma crítica ao atual governador Carlos Brandão (PSB). Weverton fez uma crítica subliminar pelo fato de Brandão ter ao seu lado políticos mais experientes, como Sebastião Madeira, José Reinaldo e Luis Fernando. O pedetista também tentou, equivocadamente, responsabilizar o atual governador pela situação da pobreza no Maranhão.

“Em dezembro, Flávio Dino anunciou Brandão como seu candidato a governador. A foto atual mostra que essa escolha se distanciou da nossa luta por encontrar novas soluções para velhos problemas. Minha escolha é outra: seguir buscando meios para gerar emprego e reduzir a pobreza”, afirmou Weverton.

O problema é que a crítica é incoerente e extemporânea, já que todos os políticos da foto, integravam o Governo Flávio Dino, que o mesmo Weverton apoiava, mas que jamais teceu esse tipo de comentário. Sobre a pobreza no Maranhão, Brandão com menos de um mês como governador não pode ser culpado, mas quem conseguiu piorar o que já era ruim, ou seja, aumentar a pobreza extrema foi a gestão de Flávio Dino, mas novamente Weverton ficou em silêncio e nunca fez qualquer crítica sobre o assunto nos sete anos e três meses da gestão anterior.

Mesmo assim, o secretário de Comunicação do Governo do Maranhão, Ricardo Cappelli (PSB), não deixou passar em branco a crítica de Weverton. O jornalista destacou as traições do senador maranhense na política, se referindo não apenas a situação local, mas também nacional.

“Em outubro de 2020, Weverton traiu Flávio Dino nas eleições municipais. Em 2021, traiu Ciro, candidato do seu partido. Em 2022, traiu Lula e o povo brasileiro ao decidir ajudar a extrema-direita retirando sua assinatura da CPI do MEC. Realmente nos distanciamos muito”, afirmou Cappelli.

Weverton não respondeu, mas quem decidiu responder foi o vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Glalbert Cutrim (PDT). O deputado pedetista disse que Weverton segue liderando as pesquisas e que Cappelli terá uma rápida passagem pelo Maranhão.

“O “chefe” da SECOM no atual governo, com intuito de agradar o chefe para não ser demitido, tenta atacar o senador Weverton Rocha que pontua em primeiro lugar nas pesquisas. Não tem jeito, já vc volta pra casa (RJ) e o MA vai ser mais feliz!”, destacou Glalbert.

Pelo visto, o clima esquentou de vez e se um dia foram aliados, como de fato foram, nem se lembram mais.

É aguardar e conferir os próximos capítulos, afinal a tendência é que o clima siga quente.