Nesta quarta-feira (16), o jornal O Globo apresentou a lista dos deputados federais mais faltosos no parlamento. Os parlamentares integrariam a chamada “Bancada Invisível”.

O Líder da “Bancada Invisível” seria o deputado José Priante (MDB-PA), com 77 ausências sem explicação. Só que a tal bancada teria a presença de dois deputados maranhenses – Júnior Lourenço e Josimar de Maranhãozinho, ambos do PL.

Júnior Lourenço seria o terceiro membro da “Bancada Invisível” com mais faltas sem justificativas, foram 47 ausências desde 2019.

Josimar, que é pré-candidato ao Governo do Maranhão, seria o quinto, com 30 ausências.

“Junior Lourenço, por sua vez, é um novato na Câmara, eleito pela primeira vez em 2018. Mas sua estreia como deputado tem sido discreta. Não apresentou projetos e não fez nenhum discurso em plenário desde que assumiu o cargo. O parlamentar, que foi prefeito de Miranda do Norte (MA) de 2009 a 2016, virou notícia em junho do ano passado, quando foi denunciado por peculato e organização criminosa por supostamente desviar recursos do município.

Também na lista dos mais ausentes na Câmara, Maranhãozinho, que já era considerado um parlamentar do baixo clero, desapareceu do radar dos colegas após ter sido alvo da Polícia Federal (PF) no ano passado. Na sexta-feira, houve nova operação contra ele, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é suspeito de desviar recursos de emendas parlamentares.”, destaca trecho da reportagem citando os dois parlamentares do Maranhão.

Não faltava mais nada, afinal já temos agora até a “Bancada Invisível”.