O prefeito Edivaldo Holanda Junior inaugurou nesta terça-feira (15) o Centro Ambiental Ribeira – São Luís, que tem capacidade de beneficiamento de até 7.300 toneladas de resíduos por mês. O local é um marco na história da cidade e um dos maiores legados da sua gestão, resultando dos investimentos que vem sendo feitos desde a desativação do antigo aterro, em 2015.

O centro é formado por um Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis, um Pátio de Compostagem de Resíduos Orgânicos e a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil serão reaproveitados mais de 7.300 toneladas de materiais recicláveis, restos de construção civil e resíduos orgânicos. No local também foi construído um Centro de Educação Ambiental.

Quando o prefeito Edivaldo assumiu a prefeitura de São Luís em 2013, recebeu uma cidade que ainda operava um lixão a céu aberto – o Aterro da Ribeira – e que não tinha políticas públicas de reciclagem. Após desativar o antigo aterro, em 2015, foi iniciado um rigoroso processo de recuperação ambiental que permitiu a implantação do centro.

O centro é o fechamento de um ciclo de investimentos que Edivaldo fez para profissionalizar a gestão de resíduos sólidos em São Luís, implantando Ecopontos, coleta seletiva, uma nova legislação de limpeza urbana entre outros que fizeram de São Luís referência nacional no setor, tendo a maior taxa de reciclagem do Nordeste, 5,44%. Agora a capital avança ainda mais para ser uma das cidades mais sustentáveis do Brasil.