Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Franklin Douglas recorrerá contra critérios de debate na TV Difusora

Ao que parece, dificilmente deveremos ter um debate entre todos os 12 candidatos para a Prefeitura de São Luís, neste ano de 2020. A mais nova polêmica envolve o debate que a TV Difusora quer promover.

O problema é que a emissora utilizou um critério, ainda desconhecido, que parece ter escolhido “a dedo” os candidatos que irão participar do debate. De acordo com as informações, oito candidatos – Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (Democratas), Bira do Pindaré (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Yglesio Moises (PROS), Carlos Madeira (Solidariedade) e Jeisael Marx (Rede) – participariam do debate.

No entanto, não ficou nada claro qual o critério para definir quais seriam os participantes, uma vez que deixaram candidatos com representatividade no Congresso Nacional e mais bem colocados nas pesquisas eleitorais de fora do debate.

Por conta dessa situação esdrúxula, o candidato do PSOL, jornalista Franklin Douglas, reclamou bastante nas redes sociais e promete judicializar o evento. Franklin Douglas ainda cutucou o senador Weverton Rocha (PDT) e o candidato do DEM, Neto Evangelista.

Além de Franklin Douglas, Adriano Sarney (PV), Silvio Antônio (PRTB) e Hertz Dias (PSTU) foram excluídos dos debates.

Franklin Douglas diz que o PSOL teria sido excluído por não ter senador, mas rebateu a afirmação dizendo que a TV Difusora estaria desrespeitando a legislação eleitoral.

“Tem emissora burlando a legislação eleitoral. Dizer que o PSOL não tem senador não é justificativa, pois a legislação eleitoral é clara: basta ter 5 parlamentares para o partido ter assegurada sua participação em debates. O PSOL tem DEZ deputados”, afirmou.

Agora é com a Justiça Eleitoral.

Sair da versão mobile