O deputado estadual e pré-candidato a Prefeitura de São Luís, Yglesio Moyses (Pros), tem se transformado num deputado crítico aos erros do Governo Flávio Dino (PCdoB), mesmo sendo um parlamentar da base governista.

Somente na sessão da Assembleia Legislativa, desta terça-feira (11), Yglesio criticou o Governo Flávio Dino em pelo menos três momentos distintos e com assuntos diferentes.

A primeira crítica de Yglesio foi novamente com relação ao retorno das aulas presenciais nas escolas particulares. O deputado que já havia criticado o Governo Flávio Dino na semana passada, reafirmou a crítica e destacou que o Ministério Público está pedindo uma padronização por parte da Secretaria de Saúde, que não exista distinção entre escolas particulares e públicas (reveja).

Yglesio também cobrou publicamente o Governo Dino sobre a questão do pagamento de 40% de insalubridade de funcionários que atuaram no combate a Covid-19. O deputado pediu que seja publicizado as unidades onde eventualmente o Governo Dino teria cumprido com a promessa. Lembrando que nesta terça-feira, o Blog trouxe a informação que quase 30% dos profissionais de saúde que morreram vítimas de coronavírus no Brasil, eram do Maranhão (reveja).

“O outro ponto aqui da nossa fala, é em relação à insalubridade dos 40% da covid. Subo à tribuna para pedir que o Governo do Estado, a Secretaria de Saúde publicize as unidades onde foi pago os 40% de insalubridade dos funcionários, como foi definido que recebem até dois mil e quinhentos reais. Tenho recebido nas minhas redes sociais, de maneira constante, dúvidas e reclamações dos servidores da Saúde”, destacou.

Por fim, Yglesio além de lamentar um veto do governador em um projeto de lei de sua autoria, que pedia a realização de testes da Covid-19 em empresas, criticou o não cumprimento de uma decisão judicial, no episódio envolvendo o Coronel Ismael.

“Quero manifestar a minha indignação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e com a PM do Maranhão por ainda não terem cumprido, hoje, dia 11 de agosto, uma decisão do dia 31 de julho do desembargador Guerreiro Júnior, que reinsere o coronel Ismael nas suas funções, dentro do CTA da Polícia”, finalizou.

A postura que tem sido adotada por Yglesio, seria a postura que todos os governistas deveriam adotar, mas infelizmente a maioria, por receio da “mão pesada” do governador Flávio Dino, preferem o silêncio.

No entanto, por conta dessa postura mais crítica e se conhecendo o perfil do governador, a resposta para Yglesio não tardará e pode vir já até antes mesmo das eleições 2020, onde o deputado pretende disputar a Prefeitura de São Luís.

É aguardar e conferir.