Como o Blog disse no fim da semana passada, dos 15 partidos políticos com maior tempo no horário eleitoral do rádio e TV, apenas três ainda não se decidiram oficialmente sobre as eleições 2020 em São Luís (reveja).

No entanto, além do tempo no horário eleitoral, algo que pode ser fundamental nestas eleições por conta da pandemia, o PTB tem um trunfo a mais, o presidente do partido no estado, o deputado federal Pedro Lucas, o segundo mais votado nas eleições de 2018 na capital para a Câmara dos Deputados.

Todas as pesquisas já divulgadas até agora apontam um mesmo cenário. Liderança disparada do deputado federal Eduardo Braide, pré-candidato do Podemos, com uma vantagem muito grande para os demais. No bolo que resta, o deputado estadual Duarte Júnior, pré-candidato do Republicanos, é o melhor nome posicionado do grupo de Flávio Dino, mas os outros também continuam mantendo esperança.

Diante desse cenário, quem conseguir firmar uma aliança com o PTB pode ter algo bem mais vantajoso que apenas o tempo no horário eleitoral.

Atualmente deputado federal, Pedro Lucas já foi vereador de São Luís e tem uma fortíssima base na capital, tanto que teve seu nome especulado para disputar as eleições majoritárias deste ano.

Pedro Lucas teve mais de 32 mil votos, o que correspondeu a mais de 6% dos votos válidos. No canário descrito pelo Blog, um apoio do PTB para Eduardo Braide, por exemplo, pode ser crucial para que a eleição termine efetivamente no 1º Turno.

Da mesma forma, um apoio do PTB, e consequentemente de Pedro Lucas, para um outro pré-candidato do segundo pelotão, pode ser um grande passo para que o apoiado seja o adversário de Braide, num eventual 2º Turno. Ou seja, o apoio de Pedro Lucas pode ser decisivo nestas eleições 2020 na capital.

É aguardar e conferir.