A corrida agora é contra o tempo na disputa majoritária em São Luís, afinal entre os 15 partidos políticos com maior tempo no horário eleitoral, portanto os mais assediados, apenas três ainda não decidiram oficialmente o caminho que vão trilhar em 2020. Os outros já possuem pré-candidaturas confirmadas e/ou formalizaram alianças.

Os três partidos que ainda estão na “pista” na capital maranhense são: PT, MDB e PTB.

O PT, como de costume, segue um “balaio de gatos”, mas a tendência é que oficialize, talvez até neste fim de semana, o apoiamento a pré-candidatura do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB). Os petistas que defendem essa tese, já indicariam o vereador Honorato Fernandes para ser o vice na chapa do comunista.

No entanto, ainda existem petistas que defendem a pré-candidatura própria e outros que preferem uma aliança com o pré-candidato do Republicanos, o deputado estadual Duarte Júnior.

O MDB, partido da ex-governadora Roseana Sarney, está em diálogo constante com três pré-candidatos, Carlos Madeira (Solidariedade) e os deputados estaduais Neto Evangelista (DEM) e Adriano Sarney (PV).

O deputado estadual Roberto Costa, que tem ficado à frente das conversas, garante que até o dia 15 de agosto o partido irá se posicionar oficialmente. Como o DEM não estaria disposto a oferecer a vaga de vice na chapa, a disputa deve ficar entre Solidariedade e PV.

Já o PTB, que tem como presidente no Maranhão, o deputado federal Pedro Lucas, ainda não sinalizou para onde deve seguir. O partido já foi procurado pela maioria dos pré-candidatos, mas só deve confirmar aliança no próximo mês.

É aguardar e conferir.