Desde o último sábado (27), bares e restaurantes voltaram a funcionar, mas uma das determinações para a reabertura desses segmentos seria a não permissão de atrações culturais. Ou seja, os músicos, já tão castigados durante essa pandemia, ainda seguem proibidos de se apresentarem nos estabelecimentos.

O Blog chegou até a denunciar que o Mateus Supermercados, no próprio sábado, não respeitou a determinação e disponibilizou músicas ao vivo aos seus clientes (reveja). Já no domingo (28), a prática não foi repetida.

No entanto, nesta terça-feira (30), de maneira acertada e corajosa, o vereador de São Luís, Raimundo Penha (PDT), decidiu entrar na polêmica e saiu, nas suas redes sociais, na defesa dos artistas maranhenses.

Segundo Penha, a classe artística foi duramente afetada pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), foi obrigada a se reinventar, por meio da realização de lives, por exemplo, e agora, com a reabertura dos estabelecimentos, merecem a oportunidade de retomar suas atividades.

Além disso, Penha lembrou que o número de clientes nos bares e restaurantes já estão limitados e que a presença do artista não poderia, nem que quisesses, alterar essa realidade.

Penha vai apresentar requerimento na Câmara de São Luís solicitando da Prefeitura a liberação imediata de apresentações da classe artística em eventos, obedecendo as normas sanitárias estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Parabéns ao vereador Raimundo Penha pela inciativa, já que apesar de pertencer ao grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB), demonstrou que não é “calango” e tem coragem para discordar e questionar.