O presidente da República, Jair Bolsonaro, comemorou nesta terça-feira (02), nas suas redes sociais, o que ele chamou de “nova fase de desenvolvimento” na Base de Alcântara.

Bolsonaro ainda destacou que a partir de agora, o Brasil entrou no seleto grupo que poderá realizar lançamentos de foguetes privados e que isso assegurará bilhões aos cofres públicos.

Nesta semana, foi publicada portaria, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil , autorizando que empresas como a SpaceX lancem foguetes da Base de Alcântara, no Maranhão. A exploração comercial do centro de lançamento é uma das bandeiras do governo Jair Bolsonaro.

A portaria, já publicada no Diário Oficial da União, estabelece regras para “as atividades espaciais de lançamento a serem executadas por pessoas jurídicas privadas em qualquer lançamento que alcance uma altitude superior a 100 km em relação ao nível do mar”. O texto é assinado pelo engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Vale lembrar que, no fim fo ano passado, foi aprovado no Congresso Nacional, o AST (Acordo de Salvaguardas Tecnológicas), um acordo que permite a participação dos Estados Unidos em lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.

Agora é aguardar e conferir.