O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), utilizando as redes sociais, informou que nesta terça-feira (14), a Bancada Federal do Maranhão irá se reunir com o DNIT para cobrar a manutenção das estradas federais que cortam o Estado, em especial a BR-135.

Inicialmente é preciso destacar que é louvável, que em pleno recesso parlamentar, a Bancada Federal do Maranhão vá se reunir com o DNIT para a melhorias das estradas federais aqui no Estado.

No entanto, é impossível não questionar porque essa mesma preocupação não exista com relação as estradas estaduais.

É claro que Jerry poderia simplesmente dizer que a responsabilidade de fiscalizar as estradas estaduais seriam dos deputados estaduais, mas não se pode esquecer que é o seu partido, o PCdoB, que comanda o Governo do Maranhão.

Somente nessas primeiras chuvas, duas estradas estaduais já se romperam, sem falar em outras duas situações vergonhosas, São Felix de Balsas e MA-315.

Em São Félix de Balsas, a população está isolada pela ausência de uma ponte e para deixar a cidade precisam pagar uma tarifa para atravessarem o rio. Pior é que essa obra, como demonstrou o Blog, foi prometida pelo governador Flávio Dino (PCdoB) em 2017 (reveja).

Já a MA-315, que liga Barreirinhas a Paulino Neves, foi inaugurada em janeiro de 2019, mas menos de 100 dias depois já estava deteriorada e mesmo com o reparo feito, a situação atualmente ainda é lamentável, como demonstrou o Blog recentemente (reveja).

Sendo assim, de parabéns a Bancada Federal pela cobrança junto ao DNIT, mas é preciso também fazer o dever de casa, ou seja, cobrar do governador a melhoria e as promessas feitas para as estradas estaduais, afinal a maioria da bancada são de partidos que integram o governo estadual.