O presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminhou projeto que trata do chamado excludente de ilicitude, onde define situações em que militares e agentes de segurança podem ser isentados de punição.

A proposta detalha situações em que a isenção da pena pode ser aplicada para militares das Forças Armadas que estão atuando operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLOs) e para os agentes de segurança que prestam apoio a essas operações.

As GLOs ocorrem, exclusivamente, por determinação expressa da Presidência da República quando é considerado haver “o esgotamento das forças tradicionais” ou “grave situação de perturbação da ordem”.

O governador Flávio Dino entende que em o projeto aprovado, a utilização do GLO passaria a ser corriqueira e chega a mencionar o advento de uma ditadura.

Já o presidente Bolsonaro, também nas redes sociais, deixou a entender que o GLO só agirá em casos excepcionais e quando solicitados.

No entanto, Bolsonaro afirma que quer dar autonomia aos agentes de segurança para enfrentarem os marginais e que essa ação, para ser exitosa, passaria pela excludência de ilicitude.

O Congresso Nacional deve começar a debater o projeto ainda nesta semana.

É aguardar e conferir.