A cada tem aumentado o número de órgãos que demonstram interesse em apurar as graves denúncias feitas por dois delegados do Maranhão, sobre eventuais grampos ilegais e investigações não autorizadas contra políticos e desembargadores maranhenses.

No entanto, tem causado espanto o desinteresse por parte da Assembleia Legislativa no assunto, principalmente da Comissão de Segurança, atualmente presidida pelo deputado Rildo Amaral (Solidariedade).

O Blog já fez elogios inclusive a postura do deputado Rildo, que apesar de estar no primeiro mandato e ser da base governista, manteve a coerência da campanha eleitoral e voltou a cobrar o Governo Flávio Dino as nomeações dos aprovados no concurso da PM, mas no caso da espionagem o silêncio e/ou desinteresse tem, equivocadamente, prevalecido.

O deputado federal Aluísio Mendes (Podemos) já solicitou a Comissão de Segurança da Câmara Federal que os dois delegados – Thiago Bardal e Ney Anderson – sejam ouvidos em Brasília, mas enquanto isso a Comissão de Segurança da AL segue sem tomar nenhuma atitude sobre o assunto.

Vale lembrar que PF, STF, CNJ e PGJ devem investigar as denúncias contra o atual secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, que tem negado as acusações.

O Blog também recebeu a informação que a Oposição na AL estuda a possibilidade de tentar uma CPI para apurar as denúncias. Resta saber se os governistas, ampla maioria no parlamento, irão assinar a proposta, caso seja realmente apresentada.

É aguardar e conferir, inclusive um posicionamento da Comissão de Segurança da AL.