Foi destaque também a participação do deputado estadual Arnaldo Melo (MDB), no ParlaNordeste, evento realizado em São Luís, comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa  do Maranhão Othelino Neto (PCdoB), e que contou com a participação das outras oito assembleias legislativas do Nordeste.

Como ex-presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, participou ativamente do encontro. Em sua fala na reunião, Arnaldo expôs seu posicionamento quanto aos pontos negativos da reforma da previdência em relação aos trabalhadores rurais, a necessidade de reformulação do pacto federativo e reiterou a urgência de emendas parlamentares impositivas, assunto que o parlamentar veementemente sempre defendeu, inclusive quando foi presidente da assembleia por dois biênios.

“Eu não quero levar essa discussão para nenhuma questão de ordem partidária; é o momento que o Brasil tá vivendo, o momento da democracia que estamos vivendo e a forma de governar, que é a parte mais complicada; os nossos prefeitos, meus queridos amigos prefeitos, governadores pelo Brasil afora possuem dificuldades de gestão… Precisa-se chamar responsabilidade dos executivos. Do mais modesto município dos nossos Estados, aos mais importantes municípios desta nação. E a célula principal desta federação são os municípios, eles é que compõem esse elemento virtual que nós chamamos Estado que, como se diz no jargão popular ‘é onde a coisa acontece’. O menino tem escola, a criança quebra o braço e precisa de assistência à saúde… Mas nós não temos tido o cuidado, senhores deputados, de exigir, também, condição mínima para que alguém seja o nosso gestor. Alguns de nossos gestores não têm conhecimento da lei de responsabilidade fiscal, da lei de licitações… Então eu entendo que tudo isso é matéria viva para nós, deputados estaduais, discutirmos, deixando essas questões como forma de contribuição neste encontro que representa um momento de união e troca de experiências entre os parlamentos do Nordeste”, concluiu Arnaldo Melo.

Do encontro, saiu a “Carta de São Luís”, um documento que contém as deliberações tomadas durante o 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste – ParlaNordeste, com destaque para o Consórcio dos Estados do Nordeste, a Reforma da Previdência, o Pacto Federativo e o Fortalecimento dos Órgãos Regionais de Desenvolvimento.

O documento também destaca a posição dos presidentes dos Legislativos do Nordeste sobre a Reforma da Previdência. Eles se comprometem em atuar junto à bancada de deputados federais e senadores da região e também aos governadores, buscando apoio para que nenhum direito seja retirado daqueles que mais necessitam da Previdência Social, entre eles os trabalhadores e trabalhadoras rurais e todos que utilizam os Benefícios de Prestação Continuada (BPC).

É aguardar e conferir.