Esta será uma semana decisiva, onde teremos duas eleições importantes e ainda definições que irão interferir nas eleições de 2020.

Na próxima quarta-feira (30), acontece a eleição para a FAMEM. A disputa será entre dois prefeitos ligados ao grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB) – Cleomar Tema e Erlânio Xavier.

O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, é o atual presidente da entidade e resolveu disputar a reeleição e, entre outros apoios, conta com o aval do vice-governador Carlos Brandão. Já o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, resolveu entrar na disputa e conta com o apoio do senador eleito Weverton Rocha.

A disputa, que poderia ter sido evitada pelo próprio Flávio Dino, gerará desgaste no grupo comunista e consequências para as próximas eleições municipais e principalmente estaduais em 2022.

Na sexta-feira, no primeiro dia de fevereiro, teremos a posse dos 42 deputados estaduais na Assembleia Legislativa e a eleição para a nova Mesa Diretora do parlamento maranhense. A tendência é que tenhamos consenso e a eleição seja uma aclamação.

O presidente Othelino Neto (PCdoB) é candidato a reeleição e conseguiu de maneira muito hábil fazer a composição de uma chapa onde praticamente não haverá disputa. A chapa está quase totalmente definida, dando inclusive muito espaço aos “novatos” (reveja aqui). As exceções, até o momento, são a 4ª vice-presidência que dois nomes do MDB – Arnaldo Melo – pleiteiam a vaga e a 4ª secretaria que não se definiu ainda um nome.

Também durante a semana, no dia 30, o deputado federal eleito Eduardo Braide irá confirmar em qual partido irá se filiar. Braide foi eleito pelo PMN, mas sua legenda não conseguiu alcançar a cláusula de barreira, tendo como consequências a perda do horário eleitoral gratuito e o fundo partidário.

Braide, que é apontado como o favorito para a disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020, recebeu inúmeros convites, mas deve ficar mesmo entre PR, PSD e PODEMOS.

É aguardar e conferir, afinal a semana será decisiva, inclusive para as próximas eleições.