No dia 1º de fevereiro, próxima sexta-feira, teremos a posse dos 42 deputados estaduais e logo em seguida a eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que ficará à frente do parlamento durante o biênio 2019/2020.

Ao que parece, os “novatos” – aqueles que não estavam no mandato – deverão ser a maioria na nova Mesa Diretora. Pelo que está definido, dos noves cargos, pelo menos cinco serão ocupados pelos novos parlamentares.

Se os dois cargos mais importantes da Mesa Diretora, presidente e 1º vice-presidente, irão ficar com dois remanescentes, Othelino Neto (PCdoB) e Glalbert Cutrim (PDT), respectivamente, os outros cinco que estão encaminhados vão ficar com os novatos.

Os deputados novatos: Detinha (PR), Thaiza Ortegal (PP), Andreia Rezende (DEM), Cleide Coutinho (PDT) e Pará Figueiredo (PSL), irão ocupar, respectivamente, os cargos da 2ª vice, 3ª vice, 1ª secretaria, 2ª secretaria e 3ª secretaria.

E o número de novatos pode até aumentar, pois existe uma disputa pela 4ª vice, entre o “novato” Arnaldo Melo e Roberto Costa, ambos do MDB, e uma indefinição na 4ª secretaria.

É aguardar e conferir.