Conforme o Blog destacou (reveja), uma pesquisa do instituto Data Ilha – o preferido dos comunistas – foi questionada na Justiça Eleitoral por algumas irregularidades absurdas e que devem lhe render uma severa punição.

Na última pesquisa, onde o governador venceria no 1º Turno, o Data Ilha conseguiu a proeza de registrar votos para alguém que não estava no questionário. O pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PRP, Ricardo Murad, não tinha seu nome no questionário registrado na Justiça Eleitora, mas surpreendentemente apareceu quando o instituto divulgou o resultado da tal pesquisa.

A mesma situação aconteceu com a disputa para Presidência da República. No questionário registrado, o Data Ilha não fez nenhuma pesquisa sobre a eleição nacional, mas quando do resultado, eis que surgiu números para os presidenciáveis. Além disso, o instituto também não colocou a relação dos municípios onde suspostamente os eleitores teriam sido entrevistados.

Por conta dessas aberrações, o Data Ilha foi denunciado na Justiça Eleitoral. Na sua tentativa de justificar, o injustificável, o instituto acabou reconhecendo as irregularidades.

Depois de aproximadamente um mês da divulgação da suspeita pesquisa, o Data Ilha “reconhece” que não anexou alguns documentos para complementar seu questionário e, na maior “cara de pau”, pede que agora faça a inclusão. Clique aqui.

O problema é que toda vez que você faz qualquer modificação no questionário, você é obrigado a modificar o número do registro e reabrir o prazo de cinco dias para contestação e divulgação da pesquisa, o que obviamente não aconteceu.

Depois dessa confissão de culpa, a expectativa é que o Data Ilha seja punido exemplarmente, afinal por conta de situações como esta, é que cada vez mais as pesquisas eleitorais estão desacreditadas.

É aguardar e conferir.