Durante a semana surgiu uma pesquisa sobre a corrida eleitoral na disputa pelo Governo do Maranhão. Alguns leitores estranharam o Blog do Jorge Aragão não ter divulgado, mas a resposta estava na credibilidade de quem realizou o levantamento.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Data Ilha, o mesmo que ano passado apontava vitória de Flávio Dino no 1º Turno, mas que foi acusado de possuir um endereço fantasma (reveja aqui).

Desta vez o tal Data Ilha conseguiu se superar. Além de ter colocado o governador com mais de 60% das intenções de voto, conseguiu a proeza de registrar votos para alguém que não estava no questionário.

Isso mesmo, o Blog do Neto Ferreira se atentou para dois absurdos que devem ocasionar a suspensão imediata da pesquisa e que coloca, mais uma vez, em xeque a credibilidade da tal pesquisa, comemorada a exaustão pelos comunistas.

O Data Ilha informou a Justiça Eleitoral, através de questionário, os nomes dos pré-candidatos ao Governo do Maranhão que seriam apresentados ao eleitor, mas não constava o nome do pré-candidato do PRP, Ricardo Murad. Entretanto, quando da divulgação do resultado da pesquisa, eis que do nada surgiu o nome de Ricardo Murad e com um percentual de votos. Mas como alguém votou em quem não estava no questionário ???

O mesmo “milagre” aconteceu na disputa pela Presidência da República. No mesmo questionário não dizia que seria feito tal levantamento, mas inexplicavelmente também foi divulgado as intenções de voto dos eleitores maranhenses. Veja abaixo o questionário que consta na Justiça Eleitoral.

O próprio Ricardo Murad, autor do “milagre” da pesquisa Data Ilha, já havia questionado o levantamento. Para o pré-candidato do PRP, a pesquisa era tão verdadeira quanto uma nota de R$ 3. Murad ainda fez um desafio nas redes sociais (reveja).

E assim se foi a tal pesquisa Data Ilha e os 60% de Flávio Dino….