Depois da confusão registrada na terça-feira (05), no 1º Juizado Criminal de São Luís, entre a juíza Andrea Lago e o advogado Tufi Maluf, a AMMA – Associação dos Magistrados do Maranhão – se posicionou rapidamente, enquanto que a OAB/MA – Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Maranhão – preferiu silenciar. A confusão entre a magistrada e o advogado foi registrada em alguns vídeos (veja aqui).

A AMMA não só se posicionou se solidarizando com a juíza Andrea Lago, mas também repudiou com veemência o que considerou uma violação de uma autoridade judiciária no exercício de sua função, em clara demonstração de desrespeito à instituição da Justiça.

A Associação dos Magistrados, assim que tomou conhecimento do fato, entrou em contato com a magistrada, colocando as assessorias jurídicas e de imprensa à disposição, para as medidas cabíveis. A AMMA ainda colocou em sua página o posicionamento da juíza Andrea Lago (veja aqui).

Já a OAB do Maranhão, não se sabe se por lerdeza ou por desinteresse, até esta postagem não se manifestou sobre o assunto, preferiu o silêncio. Por essas e outras é que a cada dia cresce o número de advogados que não desejam a continuidade da fraca gestão de Thiago Diaz à frente da instituição.

A maior prova da desaprovação da gestão Thiago Diaz é a grande quantidade de pré-candidatos para a disputa da presidência da OAB/MA que acontecerá em novembro e um desses pré-candidatos, conforme o blog já destacou é Carlos Brissac Neto (reveja).

A realidade é que a OAB/MA, na atual gestão, tem se tornado omissa dos principais debates e até mesmo dos embates envolvendo seus advogados.