Se o governador Flávio Dino já tinha problemas para equacionar o anúncio do nome da deputada federal Eliziane Gama (PPS) como sua segunda candidata ao Senado, por conta da exigência do DEM em participar da chapa majoritária, os problemas tendem a aumentar com a eventual chegada do também deputado federal Waldir Maranhão ao PT.

Por conta disso, Flávio Dino já deixou claro para os aliados próximos do PT que a filiação de Waldir Maranhão ao novo partido pode lhe ocasionar novos problemas, já que o deputado federal já era “carta fora do baralho” do comunista, mas com a chancela do PT, traz de volta ao jogo o ex-presidente interino da Câmara Federal.

Por conta disso, a ideia do comunista é brecar a filiação de Waldir Maranhão no PT. Para colocar em prática sua estratégia, Flávio Dino espera contar com os petistas maranhenses. O primeiro a se posicionar contrário a chegada do mais “novo petista” foi o vereador Honorato Fernandes, presidente do Diretório de São Luís, conforme o Blog já destacou (reveja).

O próximo a se posicionar deverá ser o presidente do Diretório Estadual, Augusto Lobato. O atual presidente do PT no Maranhão já demonstrou que atenderá a todas as determinações do governador Flávio Dino, mesmo que isso venha a seguir minimizando o tamanho do partido no Estado.

O problema, para azar de Flávio Dino, é que Waldir Maranhão garante que possui o apoio incondicional da cúpula nacional do PT, principalmente do ex-presidente Lula e isso poderá ser determinante.

E em isso acontecendo, aumentará o número de traídos pelo comunista, mas isso é assunto para outro post.

É aguardar e conferir.