Seria cômico, se não fosse trágico, a impressionante incompetência da SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária) do Governo Flávio Dino.

Se já não bastasse a falta de competência para evitar fugas, a SEAP, mal comandada por Murilo Andrade (foto), demonstrou que não conseguiu identificar, de maneira correta e confiável, os nomes dos presos que fugiram e os que permanecem sob custódia do Estado.

No último domingo (21), o Maranhão presenciou a maior fuga da história do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Depois que uma explosão derrubou parte do muro, mais de 32 presos conseguiram fugir.

Só que depois de três dias do triste episódio, pasmem, a SEAP ainda seguia “batendo cabeça” para informar com precisão os nomes dos presos que fugiram, dando uma prova in conteste da sua incompetência.

A SEAP, na quarta-feira (24), três dias após a fuga histórica, ainda divulgava alterações na lista também com relação ao quantitativo de fugitivos. Ontem, foi divulgado que o número de presos que fugiram não foram 32, mas sim 36.

E o detalhe é que tudo só foi descoberto graças ao delegado Thiago Bardal, superintendente estadual de Investigações Criminais (SEIC), e sua equipe, que seguem tentando recapturar alguns dos presos que fugiram e investigando a fuga.

O delegado Bardal informou que na segunda-feira recebeu da SEAP uma lista com os nomes de 32 internos do antigo CDP, que tinham fugido. A polícia começou a investigar e constatou que havia três no documento, Marcos Alex Serra Lisboa, Ludmaylon Costa Barros eWerdson Dayvid da Silva Melo, que não haviam escapado da unidade prisional.

A polícia também observou que um dos foragidos, Ivan Pereira de Jesus, o Negro Drama, não constatava na primeira lista divulgada pela SEAP. Negro Drama, em companhia de outros fugitivos – Emerson Ferreira Santos e Rone Peterson Silva -, foram presos na noite de terça-feira, na Vila Luizão, pela Polícia Militar.

O resumo da incompetência é que depois da fuga histórica de Pedrinhas, a SEAP do Governo Flávio Dino, em três dias, conseguiu a proeza de encaminhar três listas diferentes com os nomes dos fugitivos.