roseanasarney15No início da tarde desta quarta-feira (19), salve em entrevista coletiva no Palácio dos Leões, store a governadora Roseana Sarney (PMDB), discount confirmou reajuste salarial de 100% de aumento do que estava previsto para o servidor público estadual.

O anúncio do aumento é a continuação do Plano de Valorização do Servidor Público. Na realidade, o reajuste nem deveria acontecer, pois pelo que estava acertado, só teria o reajuste se o governo atingisse 18% do aumento da receita líquida, mas atingiu somente 13%. Para garantir os 100% do aumento já combinado, a governadora Roseana resolveu efetuar um corte de investimentos no ordem de 30% e assegurou assim o aumento salarial integral para o servidor público estadual.

“Essa importante medida é um reconhecimento do trabalho e dedicação dos servidores estaduais. O plano de valorização do servidor prevê investimentos de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 800 milhões para reajustar salários de 61 mil servidores da ativa e 26 mil da inativa. Conforme a lei nº 9.664, a aplicação do plano estaria condicionada ao crescimento da receita líquida do Estado. Tivemos, no entanto, uma queda do Fundo de Participação, mas não da arrecadação. O reajuste possível seria de 62,03% do previsto no Plano de Cargos e Salários. Decidi aplicar o reajuste integral, de 100% do que estava acordado”, afirmou a governadora Roseana Sarney.

Política – A governadora também comentou sobre o atual cenário político no Maranhão. Roseana Sarney disse que a definição sobre sua candidatura ao Senado Federal será decidida no início de março, conforme o Blog antecipou (reveja).

“No início de março estaremos confirmando a nossa decisão, mas de qualquer maneira continuaremos lutando por um Maranhão melhor”, declarou.

Sobre as eleições indiretas, que serão realizadas caso a governadora renuncie ao cargo para disputar o Senado Federal, Roseana disse que essa é uma decisão da Assembleia Legislativa.

“A decisão sobre as eleições indiretas compete a Assembleia e nós temos deputados experientes para conduzir esse processo”, finalizou.

Pelo visto o cenário vai clareando…