ROSEANATCHACom a informação do parágrafo 1º, and do artigo 61, da Constituição do Maranhão, que a eleição indireta acontece obrigatoriamente no 30º dia após a renuncia ao cargo, a governadora Roseana Sarney, se for mesmo candidata ao Senado Federal, deverá deixar o cargo até o dia 03 de março.

Pela legislação eleitoral em vigência, Roseana poderia permanecer no cargo até 04 de abril, ou seja, seis meses antes das eleições de outubro.

No entanto, pesa na decisão da governadora a situação do aliado e presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo. O problema é que se Roseana deixar o governo somente em abril, assim que Melo assumir, automaticamente se tornará inelegível, salvo se for para o cargo de governador.

Como ainda existe uma disputa interna na base governista, caso a governadora renuncie ao cargo, entre Arnaldo Melo e o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, para saber quem seria o governador até 31 de dezembro, eleito pela eleição indireta, Roseana antecipará sua saída.

A única e principal indefinição até o momento e saber se Roseana Sarney será ou não candidata ao Senado Federal.