pmO Blog entende que ainda se faz necessário, buy pelo menos três registros sobre os atos de vandalismo da última sexta-feira (03), try em São Luís, ailment que culminou com o ataque a duas delegacias de polícia, quatro ônibus incendiados e, infelizmente, a morte de uma criança de seis anos.

O primeiro deles é sobre a Polícia Militar do Maranhão. Não é segredo que o Maranhão, na relação policial/população, tem o menor efetivo do Brasil, mas sempre que acionada a PM maranhense tem, dentro das suas limitações, feito o seu papel.

A Polícia Militar novamente agiu rápido e conseguiu, em 36 horas, prender praticamente todos os envolvidos nos atos de vandalismo. A dedicação da PM foi tamanha que os alunos, futuros policiais militares, estavam dando sua colaboração na ação emergencial. Da mesma forma, vários policiais que estavam de férias, de maneira espontânea, interromperam seu lazer para voltarem a ativa. Policiais militares reformados também se colocaram à disposição do comando da PM.

Os policiais militares entenderam que essa é uma luta do bem contra o mal e que eles não poderiam sequer cogitar a possibilidade do mal vencer o bem. Além disso, mesmo com qualquer divergência existente, eles não queriam a desmoralização da Segurança do Maranhão. Isso sem falar no lado humano da Polícia Militar, que a todo instante, inclusive no velório, esteve prestando solidariedade à família da pequena Ana Clara.

Repúdio – Na contramão da Polícia Militar, o Blog não poderia deixar de repudiar aquelas pessoas, que inadvertidamente ou propositalmente, espalharam boatos pela cidade. Assim como em outras oportunidades, os factoides só serviram para aterrorizar a população já amedrontada.

Desde sábado (04), os boatos eram em torno do falecimento da criança Ana Clara, que infelizmente se confirmou na segunda-feira (06). Já ontem, o boato ficou por conta de postos que seriam incendiados pelo crime organizado. Alguns mais ousados chegaram a publicar fotos de um posto que pegou fogo em setembro de 2013, na cidade de Imperatriz, mas os boateiros afirmavam que seria um posto na capital maranhense. Vários assaltos foram divulgados sem teres acontecidos, tudo para esvaziar a cidade e causar pânico em alguns.

Por fim o Blog também repudia políticos canalhas que aproveitam o momento e a dor de pessoas de bem para tirar dividendo políticos, políticos que nunca fizeram nada para mudar a realidade do Sistema Prisional e Segurança do Maranhão. O Blog reitera novamente a excelente postura dos políticos, mesmo de Oposição, Yglesio Moyses (PPS) e Geraldo Castro (PCdoB), conforme o Blog já destacou aqui e aqui.

No mais, é torcer para que o bem vença o mal, hoje e sempre.