Nonato e Estevão Aragão

Nonato e Estevão Aragão

Tanto o ex-deputado estadual Nonato Aragão, capsule quanto o atual vereador de São Luís, Estevan Aragão, terão que enfrentar a Justiça Eleitoral já que trocaram recentemente de partidos.

O vereador Estevão Aragão deixou recentemente o PPS de Eliziane Gama e transferiu-se para o Solidariedade. Para o PPS, o parlamentar não obedeceu aos princípios legais de desligamento da sigla de origem, além de ter incorrido em ato de dupla filiação, o que é passível de perda de mandato eletivo.

Segundo o PPS, Estevão ingressou no Solidariedade no último dia (23), assumindo inclusive o diretório municipal da legenda, mas a filiação teria acontecido antes do vereador deixar oficialmente o antigo partido.

Para muitos, a saída de Estevão Aragão do PPS teria sido uma retaliação da Oposição ligada a Flávio Dino a aproximação de Eliziane Gama e o governador de Pernambuco e presidenciável, Eduardo Campos (reveja).

O vereador assegura que está tranquilo, mas confirma que não conseguiu sua desfiliação no PPS. Estevão diz que o PPS resistiu à sua liberação e ele informou o fato à Justiça Eleitoral. Caso o PPS tenha razão no embate, o primeiro suplente é o jornalista Batista Matos, que assumiria a vaga.

Nonato – Já o ex-deputado estadual Nonato Aragão, pai de Estevão Aragão, também corre o risco de sair acionado na Justiça Eleitoral. Nonato deixou o PSL e seguiu para o PTC. A princípio não teria problema e nem chamaria atenção, afinal Nonato Aragão é suplente.

No entanto, Nonato Aragão é primeiro suplente da coligação que elegeu Rogério Cafeteira (PSC). Cafeteira é um dos deputados que pretendem disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e caso vença, o beneficiado seria justamente Aragão.

De olho nessa possibilidade, o segundo suplente Lima Neto (PMN) deve acionar Nonato Aragão por infidelidade partidária, pois se for Cafeteira o eleito para o TCE, será Lima Neto, filho do ex-deputado Lima, que assumirá efetivamente o mandato.

Gondim – Já o caso da filiação do secretário de Gestão e previdência do Maranhão, Fábio Gondim ao PT, como este Blog antecipou, deverá ser decidido pela Executiva Nacional do partido.

A confirmação foi feita pelo presidente da Executiva Municipal, Fernando Silva, que garantiu que o recurso já foi dado entrada em Brasília.

Gondim se filiou na Executiva Municipal, mas uma decisão da Executiva Estadual vetou a filiação e o problema agora será resolvido pela Executiva Nacional. O Blog, também como já deixou claro, acredita que Gondim será o mais novo petista do Maranhão.