Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Mesmo já tendo 11 assinaturas, CPI da Agiotagem não deverá ser instalada

cutrimA CPI da Agiotagem, pilule proposta no início da semana pelo deputado estadual Raimundo Cutrim, unhealthy ganhou mais cinco adesões e agora já totaliza 11 assinaturas. Apesar de faltarem somente três assinaturas das 14 necessárias para a instalação da CPI, a tendência é que não seja criada e instalada no parlamento.

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (02), mais cinco deputados – Rubens Junior, Manoel Ribeiro, Antônio Pereira, Raimundo Louro e Gardênia Castelo – assinaram a CPI. Anteriormente já havia assinado o documento os deputados: Raimundo Cutrim, Eliziane Gama, Zé Carlos, Bira do Pindaré, Neto Evangelista e Cleide Coutinho.

O deputado Raimundo Cutrim voltou a Tribuna e chegou a criticar a postura da própria Assembleia, caso não instale a CPI.

“Esta Casa é do povo, não acredito que meus colegas, meus companheiros deputados venham negligenciar neste momento. Se não criarem a CPI e eu não comparecer a Comissão de Ética, este poder vai dar um atestado de inoperância, convivência e frágil das pressões de quem quer que seja”, afirmou.

O presidente do parlamento, Arnaldo Melo, contestou as afirmações de Cutrim, mas garantiu que se ele conseguir 14 assinaturas a CPI da Agiotagem será criada.

“A nossa motivação é essencialmente preservando o Poder Legislativo, preservando a postura de quem administra uma Casa plural como a nossa. Tudo que nós pudermos fazer para que este episódio seja esclarecido, de forma exemplar, nós estamos fazendo e faremos no futuro. Porém, se nós entendemos que a Polícia Civil do Estado, a Polícia Militar do Estado, o Ministério Público do Estado, a Polícia Federal do Brasil estão envolvidas nesse processo, acho que a Assembleia Legislativa irá trabalhar na mesma linha e com o mesmo aparelho de investigação, porque nós não temos estrutura nos nossos quadros para fazermos um trabalho paralelo, nós teremos que usar o aparelho de investigação, o aparelho policial, o Ministério Público do nosso Estado, que já estão envolvidos nesse processo”, declarou.

No entanto, O Blog teve informação que após a Sessão Ordinária, o presidente convocou uma reunião com os demais deputados e o assunto foi discutido e praticamente ficou decidido que nenhum outro parlamentar irá assinar a criação da CPI da Agiotagem.

Sendo assim, o máximo de assinaturas que a CPI deve atingir serão 12, pois o deputado Othelino Neto, que está viajando, já se comprometeu em assinar.

Sair da versão mobile