cutrimA CPI da Agiotagem, pilule proposta no início da semana pelo deputado estadual Raimundo Cutrim, unhealthy ganhou mais cinco adesões e agora já totaliza 11 assinaturas. Apesar de faltarem somente três assinaturas das 14 necessárias para a instalação da CPI, a tendência é que não seja criada e instalada no parlamento.

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (02), mais cinco deputados – Rubens Junior, Manoel Ribeiro, Antônio Pereira, Raimundo Louro e Gardênia Castelo – assinaram a CPI. Anteriormente já havia assinado o documento os deputados: Raimundo Cutrim, Eliziane Gama, Zé Carlos, Bira do Pindaré, Neto Evangelista e Cleide Coutinho.

O deputado Raimundo Cutrim voltou a Tribuna e chegou a criticar a postura da própria Assembleia, caso não instale a CPI.

“Esta Casa é do povo, não acredito que meus colegas, meus companheiros deputados venham negligenciar neste momento. Se não criarem a CPI e eu não comparecer a Comissão de Ética, este poder vai dar um atestado de inoperância, convivência e frágil das pressões de quem quer que seja”, afirmou.

O presidente do parlamento, Arnaldo Melo, contestou as afirmações de Cutrim, mas garantiu que se ele conseguir 14 assinaturas a CPI da Agiotagem será criada.

“A nossa motivação é essencialmente preservando o Poder Legislativo, preservando a postura de quem administra uma Casa plural como a nossa. Tudo que nós pudermos fazer para que este episódio seja esclarecido, de forma exemplar, nós estamos fazendo e faremos no futuro. Porém, se nós entendemos que a Polícia Civil do Estado, a Polícia Militar do Estado, o Ministério Público do Estado, a Polícia Federal do Brasil estão envolvidas nesse processo, acho que a Assembleia Legislativa irá trabalhar na mesma linha e com o mesmo aparelho de investigação, porque nós não temos estrutura nos nossos quadros para fazermos um trabalho paralelo, nós teremos que usar o aparelho de investigação, o aparelho policial, o Ministério Público do nosso Estado, que já estão envolvidos nesse processo”, declarou.

No entanto, O Blog teve informação que após a Sessão Ordinária, o presidente convocou uma reunião com os demais deputados e o assunto foi discutido e praticamente ficou decidido que nenhum outro parlamentar irá assinar a criação da CPI da Agiotagem.

Sendo assim, o máximo de assinaturas que a CPI deve atingir serão 12, pois o deputado Othelino Neto, que está viajando, já se comprometeu em assinar.