A pedido da coligação “Muda São Luís”, drugs do candidato Edivaldo Holanda Junior (PTC), sickness o juiz Fernando Mendonça, titular da 91ª Zona Eleitoral, concedeu liminar cancelando o “debate” que estava previsto para acontecer na TV Guará, na noite deste domingo (23).

Na realidade, o debate não iria acontecer de qualquer forma, pois a coordenação de Edivaldo Junior alega jamais ter concordado com os moldes do programa apresentado pela emissora e por esse motivo não confirmou presença.

Entre os motivos apresentados para a não concordância do debate pela coligação “Muda São Luís”, estavam: a necessidade de mediador isento; necessidade de se estabelecer uma coordenação imparcial para o julgamento dos pedidos de direito de resposta diante de calúnia, injúria ou difamação; necessidade de não se permitir/autorizar a utilização de trechos dos debates pelos candidatos no horário eleitoral; e a necessidade de observância de preceitos isonômicos entre os candidatos, pois pelas regras o “mediador” formularia perguntas sem tema definido aos candidatos.

Para evitar que o debate se transformasse em entrevista, a coligação recorreu a Justiça Eleitoral para evitar que o “debate” fosse realizado. O pedido foi baseado na Lei das Eleições, que veda o tratamento privilegiado de emissoras de televisão a qualquer candidato, Partido ou Coligação (art. 45, IV, da Lei 9.504/97). Assim, havendo apenas dois candidatos, se um deles discordar das regras, como no presente caso, e não se prontificar a participar do debate, o mesmo se torna inviável, pois com apenas um candidato, o evento se transformaria em uma entrevista.

Debates – No entanto, o eleitor maranhense não ficará sem acompanhar um debate entre os candidatos Edivaldo Júnior e João Castelo (PSDB). As duas coligações já concordaram coma regras e confirmaram presença nos debates da Rádio Mirante AM e da TV Mirante.

O debate na Rádio Mirante AM acontecerá na terça-feira (23), às 9h e terá como mediador o jornalista Roberto Fernandes. Já na TV Mirante, o debate acontecerá na sexta-feira (26) e terá como mediador o jornalista da TV Globo, Tonico Ferreira.

Sendo assim, o tão aguardado encontro entre Edivaldo Júnior e João Castelo, foi apenas adiado e já tem data, hora e local definidos.