Kleber Moreira e Luiza Oliveira

Dois problemas, sickness aonde o consumidor vai sendo desrespeitado, recipe são os campeões de reclamações nos meios de comunicação. As mazelas causadas pelos planos de saúde em nosso Estado e o tempo de espera em filas bancárias.

Sobre o primeiro assunto, o PROCON/MA nem se manifesta. Desde a audiência pública realizada na Assembleia sobre os Planos de Saúde, em que o novo Gerente do PROCON/MA entrou mudo e saiu calado, o órgão de defesa do consumidor não se manifesta sobre o assunto. Com a ausência, os planos de saúde aproveitam e deitam e rolam – basta ver como está atualmente a situação do ATEMDE, UNIHOSP, UNIMED entre tantos outros.

Sobre as filas dos bancos, recentemente o PROCON/MA pediu para que os consumidores reclamem porque dessa maneira o órgão vai poder resolver o problema. Em vez de pedir para os consumidores irem ao PROCON reclamar não seria mais fácil agir? Não seria mais fácil dar continuidade à Operação Paciência, iniciada na gestão passada? Por que não dar continuidade ao que estava dando certo? Seria apenas para não dar crédito a quem de fato merece?

O Blog fez uma consulta rápida buscando dados no site do Ministério da Justiça (SINDEC/MJ), e verificou que o PROCON/MA já caiu de posição no Ranking de atendimento entre todos os PROCONs do Brasil desde a saída do antigo Gerente. Como já disse aqui em outra oportunidade, na gestão de Felipe Camarão, o PROCON/MA saiu do último para o 11º lugar e agora já foi superado pelo Estado do Mato Grosso.

Pelos números extraídos do SINDEC a tendência é ainda ser superado por Alagoas, Santa Catarina e Paraíba que estão com tendência de crescimento na procura, enquanto o Maranhão está caindo. E não foi só. Se comparados os 66 dias que Felipe Camarão esteve à frente do órgão com os primeiros 66 dias de Kleber Moreira (indicado pela secretária de Direitos Humanos, Luiza Oliveira), o número de atendimentos da gestão “Camarão” supera a de “Moreira” em mais de mil (6.042 contra 4.975).

Não se está aqui fazendo campanha pela volta de Felipe Camarão ou pedindo a saída de Kleber Moreira, mas o novo gestor já está há mais de três meses no comando do órgão e ainda não mostrou a que veio. O Blog inclusive aguardou esse prazo para não ouvir mais a desculpa de “estar arrumando a casa” e nem adianta dizer que inaugurou nova sede, que assinou TAC com o Box Cinemas, que divulgou ranking de reclamações fundamentadas ou que fechou a Loja Insinuante, porque isso tudo, ou foi feito antes ou já estava prontinho para ser feito.