O brasileiro precisa ser estudado. Os eleitores e futuros eleitores tiveram praticamente um ano inteiro para regularizar ou tirar o título de eleitor, mas muitos preferiram deixar para o último dia.

O resultado são filas longas e “intermináveis” como essa registrada no posto do TRE-MA, em São Luís, na Rotatória da Cohama.

Eleitores de todo o país têm até esta quarta-feira (8 ) para regularizar seus títulos, caso tenham pendências para resolver com a justiça eleitoral ou queiram apenas transferir o domicílio de votação. Aqueles que desejam tirar o título pela primeira vez devem requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, incluindo o registro da biometria.

Após essa data, quem ainda tiver pendências com a justiça eleitoral não poderá participar das eleições municipais de 2024, que devem ocorrer no próximo dia 6 de outubro (domingo), em primeiro turno — e 27 de outubro (também no domingo), nas cidades com mais de 200 mil eleitores onde for necessário um novo pleito decisivo.

Situação – Eleitores podem verificar a situação acessando o Portal do TSE ou na unidade da Justiça Eleitoral mais próxima.

Se estiver REGULAR, significa que sua inscrição eleitoral está apta para o exercício do voto. Se estiver CANCELADA, seu título de eleitor estará indisponível para o exercício do voto.