Atendendo a uma solicitação do deputado estadual Julio Mendonça(PCdoB), a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na tarde da terça-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), 52 anos da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e 60 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

A solenidade aconteceu no Plenário Nagib Haickel do Palácio Manuel Beckman e reuniu representantes de diversos movimentos sociais, além de importantes autoridades politicas como a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale; dos deputados Carlos Lula, Rodrigo Lago e Zé Inácio, que lutaram pela aprovação do requerimento que resultou nessa solenidade; do vice-governador Felipe Camarão e dos deputados Roberto Costa e Antônio Pereira, que também entraram com requerimentos solicitando o ato, após intenso conflito na votação das homenagens, que foi negativa no primeiro momento.

O deputado Júlio Mendonça, que inicialmente entrou com um único requerimento solicitando homenagens as três entidades(Contag, MST e FETAEMA), destacou a relevância dos movimentos sociais na formação de uma sociedade democrática.

“Estou muito feliz com esse ato, este é de fato um dia histórico de valorização e reconhecimento a esses movimentos que dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social, contribuindo para que a nossa sociedade se torne mais plural”, destacou o deputado.

O ato solene teve início com a execução do Hino do Maranhão, oração latina de César Teixeira, seguido por exibição de vídeos referentes aos movimentos sociais homenageados, que, ao final do ato, receberam placas de reconhecimento.

Pela manhã, o Deputado Júlio caminhou ao lado dos trabalhadores rurais durante o ‘Grito da Terra – Maranhão 2024’, movimento organizado pela Fetaema em ação conjunta com 214 sindicatos filiados à instituição. O movimento saiu da porta da ALEMA e encerrou em frente ao Palácio dos Leões, onde o governador assinou uma série ações em benefício aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.