De acordo com reportagem do Estadão, a disputa por cadeiras no Superior Tribunal de Justiça (STJ) entrou com força no Supremo Tribunal Federal (STF), e tornou-se um fator de tensão entre os ministros.

O desembargador maranhense Ney Bello, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, teria os apoios dos ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes para chegar ao STJ.

Em outra frente, ministro Kassio Nunes Marques tem trabalhado fortemente pelo desembargador Carlos Brandão, que é do mesmo tribunal de Bello. Tanto Carlos Brandão, quanto Ney Bello, constam da lista entregue pelos TRFs ao STJ com 17 desembargadores que são candidatos à Corte.

O STJ fará uma eleição interna para formar duas listas tríplices, uma de desembargadores e outra de integrantes do Ministério Público. As relações serão entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável por indicar um nome de cada lista ao Senado, que aprova ou não as escolhas.

Maranhense – Ney Bello é muito próximo a Flávio Dino e promoveu um coquetel, na sua residência em Brasília, na véspera da sessão do Senado que aprovou a indicação do então ministro da Justiça ao Supremo. No final do governo Bolsonaro, em 2022, Bello foi preterido na escolha ao STJ e atribuiu sua derrota à atuação de Nunes Marques. Os dois trabalharam juntos, no passado, no TRF-1.

É aguardar e conferir.