Na manhã desta quarta-feira, 10 de Abril, o deputado estadual,Júlio Mendonça (PCdB),mediou um importante debate sobre a política sustentável de industrialização maranhense, durante a reunião semanal da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, comissão presidida pelo parlamentar.

A discussão, realizada na Sala das Comissões, contou com a participação do secretário de Indústria e Comércio do Estado, Júnior Marreca, de técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e de representantes da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

Com o tema “ Os desafios e perspectivas da política industrial do estado do Maranhão”, as entidades puderam contribuir para discussão de políticas públicas que possam construir bases para o desenvolvimento estadual no que se refere à política industrial sustentável.

Durante uma rápida apresentação , o secretário de Indústria e Comércio do Estado, Júnior Marreca, fez uma explanação sobre atração, incentivos e manutenção de negócios na área industrial do Maranhão, discorrendo também sobre infraestrutura industrial e investimentos estratégicos que estão sendo realizados pela gestão do governador Carlos Brandão.

Já o representante do Sistema Fiema, que é um dos coordenadores do Observatório da Indústria do Maranhão, Eduardo Campos, falou do programa do governo federal “Nova Indústria Brasil”, pontuando seu funcionamento dentro da agroindústria, saúde, infraestrutura urbana, tecnologia da informação, bioeconomia e defesa.

Segundo o deputado Júlio Mendonça, a ideia é unir forças entre setor público e privado para formar uma visão estratégica de crescimento do setor industrial do Maranhão com responsabilidade ambiental.

“Precisamos unir forças para desenvolvermos uma boa política industrial, para que isso gere resultados não apenas no campo da competitividade, mas também na geração de mais trabalho e renda, esse é um campo fundamental para o crescimento econômico e enfrentamento das desigualdades. Para alinharmos um bom projeto de indústria colocando a sustentabilidade no protagonismo, é necessário uma visão de sua configuração futura e identificação de obstáculos e desafios, por isso trouxe essa discussão para Assembleia”, destacou o deputado que disse que o próximo passo é consolidar um relatório na casa legislativa, para que o tema seja amplamente debatido por todos os deputados.