Num passado não tão distante, para ser mais preciso em 2014, era o PSDB quem rivaliza contra o PT pelo comando do Brasil. Tanto que Dilma Rousseff (PT) venceu Aécio Neves (PSDB) naquele ano em uma disputa extremamente acirrada.

No entanto, depois disso, o PSDB foi perdendo espaço em praticamente todo o Brasil e hoje se tornou um partido pequeno e praticamente sem grande expressão no país e também no Maranhão.

Após a janela partidária, encerrada no último fim de semana, o PSDB deixou de ter representatividade nos legislativos de mais de dez capitais do país, incluindo São Paulo, cidade considerada o berço do partido.

As capitais onde o PSDB não possui vereadores atualmente são: Maceió (AL), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Aracaju (SE).

Em São Luís, o único representante do PSDB no parlamento é o vereador Chico Carvalho, que deixou o Avante e se transferiu para o partido. No Maranhão, o PSDB é comandado pelo ex-deputado Sebastião Madeira, atual comandante da Casa Civil do Governo do Maranhão.

Vale ressaltar que o PSDB, no Maranhão, não conseguiu eleger em 2022 nenhum deputado estadual e federal.

O resultado é apenas um reflexo da queda de representatividade e expressão que o PSDB está tendo no Brasil ao longo dos últimos dez anos.