O requerimento do deputado Júlio Mendonça (PCdoB) querendo homenagear os 40 anos do MST rendeu, nos últimos dois dias, uma polêmica desnecessária.

Alguns deputados que não concordavam com a homenagem, votaram contra e conseguiram rejeitar o requerimento na quarta-feira (03), algo não muito comum no parlamento, já que essas homenagens são costumeiramente aprovadas.

No entanto, nesta quinta-feira (04), sob liderança da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), foi costurado um acordo entre os líderes e os requerimentos para homenagear movimentos sociais com atuação no Maranhão foram aprovados.

Em tom conciliador e ponderando, já que a Casa Parlamentar tem representantes de diversos segmentos, Iracema Vale conduziu a aprovação dos requerimentos contando com um número maior de deputados que aprovaram as proposições por maioria.

“Aqui, nós somos uma pluralidade, cada um representa um segmento. Eu votei a favor de todos os requerimentos de sessão solene desta Casa. Então, não vamos fazer disso uma politização de uma coisa desnecessária. O nosso interesse aqui é harmonizar a Casa, votar os requerimentos, fazer as homenagens. Esse que é o interesse da Mesa e do Parlamento”, assinalou Iracema.

A postura de Iracema, com firmeza e mantendo o bom senso, foi fundamental para uma solução consensual para o impasse.