Depois de uma nova polêmica, os deputados estaduais do Maranhão, nesta quinta-feira (04), um dia após rejeitarem, decidiram recuar e aprovar um novo requerimento homenageando o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Uma nova proposta, após acordo de líderes, foi apresentada novamente pelo deputado Júlio Mendonça, que conseguiu desta vez aprovar uma sessão solene em homenagem ao MST.

“Requerimento APROVADO! Vamos homenagear sim, todos os homens e mulheres do campo na assembleia legislativa do Maranhão. Negar a importância do MST, Contag e FETAEMA no desenvolvimento democrático e sustentável do nosso estado, foi um grande erro reconhecido e corrigido pela casa legislativa. Feliz em poder valorizar de forma simbólica movimentos que fazem parte da história desse país e agradeço a maturidade política da ALEMA”, destacou Júlio Mendonça.

Os que manifestaram rejeição a homenagem ao MST foram: Wellington do Curso (Novo), Mical Damasceno (PSD), Ricardo Seidel (PSD) e Dr Yglesio (sem partido). Fernando Braide (PSD) e Dra. Viviane (PDT) se abstiveram.

Vale ressaltar que a sessão desta quinta-feira foi comandada pela presidente da Casa, Iarcema Vale (PSB), que teve um papel importante para a conciliação e aprovação no Plenário. Além do MST, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

PEC – A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou também a Proposta de Emenda à Constituição do Estado nº 002/2024, que altera o rito de escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA).

Com as alterações aprovadas, a Assembleia Legislativa cria as condições para derrubar uma liminar concedida pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o processo de escolha do substituto do conselheiro aposentado Washington Oliveira no dia 4 de março. O indicado do governo é o advogado Flávio Costa, que já conta com o apoio da maioria dos deputados.

É aguardar e conferir.