A maioria dos deputados estaduais do Maranhão presentes na sessão ordinária desta quarta-feira (03), decidiram rejeitar um requerimento, de autoria do deputado Júlio Mendonça, que pretendia homenagear o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra).

Depois de uma longa discussão, 14 deputados foram contrários a homenagem, enquanto que três se abstiveram e oito foram favoráveis ao requerimento.

Além do MST, Júlio Mendonça queria homenagear à Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Alguns deputados chegaram a sugerir para que Júlio Mendonça desmembrasse o requerimento, já que queria votar a favor da Fetaema, mas como o autor manteve a proposta inicial, a maioria optou por rejeitar, já que eram contra a homenagem ao MST.

Vale lembrar que o deputado Júlio Mendonça, no fim de março, questionou a homenagem de título de cidadã a ex-primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro (PL). O deputado alegou “vício formal”, já que a homenageada não atende a exigência de ter residência fixa no Maranhão pelo período mínimo de dez anos.

A ponderação é correta, mas o problema é que Júlio Mendonça pecou pela incoerência, já que não tomou a mesma atitude quando o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), em novembro de 2023, recebeu o Título de Cidadão Maranhense.