“A TV 3.0 será um diferencial na vida dos brasileiros: pela qualidade de imagem, de som e por ser a tecnologia do futuro”. A afirmação sobre o que está sendo chamada de a “TV do futuro” foi feita na manhã desta quarta-feira (3) pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante o programa “Bom Dia, Ministro”, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Em formato de entrevista coletiva, o programa conta com a participação de comunicadores de emissoras de rádio de todo o Brasil. Na oportunidade, o ministro aproveitou para antecipar detalhes sobre a TV 3.0. “Ela vai permitir uma total integração da transmissão com o telespectador, com melhor qualidade de imagem e de som”, disse o ministro, que participou pela primeira vez do programa.

Juscelino Filho afirmou também que hoje é um “grande dia para a TV 3.0”. Também nesta quarta, ele participou de um evento de apresentação e debate sobre a nova tecnologia, na sede do Ministério das Comunicações. Segundo ele, a transmissão do novo padrão começa no próximo ano e vai revolucionar o modo de se assistir televisão no país – ao integrar totalmente o sinal aberto com a internet. A migração será gradativa, começando pelas grandes cidades.

A TV 3.0 terá uma navegação mais interativa, pois será feita apenas por aplicativos, abandonando o atual sistema em que o telespectador precisa digitar o número dos canais que deseja assistir. “Não vai ter mais os números. Vai ter aplicativo. Vai proporcionar que as TVs produzam conteúdos específicos para determinadas regiões. Vai ter uma série de inovações proporcionando ambiente novo para o setor da radiodifusão no país e disponibilizando novos serviços através dessa evolução para a população”, explicou Juscelino.

O ministro das Comunicações ressaltou que haverá uma série de inovações principalmente no acesso a novos conteúdos e de forma ágil. “A população vai ter acesso instantâneo a propagandas, marketplaces, site de compras, essa interação vai ser a grande inovação da TV 3.0, fora a evolução no que tange som imersivo, qualidade 8k. Uma melhora substancial para a população”, disse.

Escolas conectadas – No programa “Bom Dia, Ministro”, Juscelino Filho aproveitou para falar de outros temas e projetos importantes do governo Lula. Entre elas, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). “Essa é a prioridade número um do Ministério das Comunicações: fazer com que chegue aos alunos internet de banda larga, que possa ser utilizada para fins pedagógicos. A meta é atingir 100% das escolas públicas brasileiras. O projeto-piloto já foi finalizado. Iremos esse mês a algumas dessas escolas, que já estão conectadas”, adiantou.