Se o deputado estadual Yglesio Moyses (PSB) quer conceder o Título de Cidadã Maranhense a ex-primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro (PL), o vereador da capital maranhense, Marquinhos Silva (PSC), também quer homenagear Michelle com um Título de Cidadã de São Luís.

O vereador tentou, nesta segunda-feira (18), votar a homenagem em regime de urgência, mas foi derrotado, já que 13 vereadores contra nove, rejeitaram a solicitação. Com isso, a proposta de Marquinhos precisará passar pelas comissões da Câmara de São Luís, respeitando o período de intervalo entre uma e outra votação.

No entanto, assim como na Assembleia Legislativa do Maranhão, a proposta é ilegal. Se na AL é exigido que o homenageado tenha residência fixa de dez anos, a Câmara de São Luís exige que a honraria só possa ser concedida para quem comprove residência de, no mínimo, seis meses na capital maranhense.

O Blog reafirma, mais uma vez, que a questão não é quem está sendo homenageado, mas o desrespeito para com a legislação e a banalização do Título de Cidadão.

O problema é que assim como a AL, a Câmara de São Luís concedeu recentemente o Título de Cidadão para o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Nesse caso, as casas legislativas não podem ter “dois pesos e duas medidas”.

O que os político que estão propondo a ilegalidade, precisam entender é que a tal homenagem acaba gerando desgaste e desconforto para os eventuais homenageados. Tanto AL quanto Câmara de São Luís possuem outras honrarias.

É aguardar e conferir.