Reiterando o compromisso com o ensino público de qualidade em São Luís, o prefeito Eduardo Braide deu início a uma maratona de inaugurações de escolas da rede municipal de ensino do Município. Na quinta-feira (14), a jornada começou pela Unidade Integrada (UI) Governador Matos Carvalho, localizada no Monte Castelo. Já nesta sexta-feira (15), em celebração ao Dia da Escola, Braide entregou a U.I Padre Newton Pereira, no Cohatrac. Nos próximos 20 dias, serão mais 15 novas unidades de ensino em toda a cidade.

As obras fazem parte do programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com execução pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que já entregou mais de 170 unidades, desde 2021, primeiro ano da gestão.

Ao falar sobre os esforços empreendidos, o prefeito agradeceu às equipes envolvidas em todo o processo de reforma e destacou a importância dessas iniciativas para elevar a qualidade da educação na capital. “Estamos orgulhosos de mais essa série de entregas como parte do trabalho de reestruturação da rede de ensino do Município. Entendemos que a estrutura física das escolas desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, e é por isso que estamos empenhados em garantir instalações adequadas e modernas para nossos estudantes e professores. Por isso, todas as novas unidades são climatizadas e humanizadas e possuem novos equipamentos, espaços e recursos, que enriquecerão ainda mais o aprendizado dos nossos alunos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Dentre as melhorias executadas em ambas as escolas, destacam-se refeitórios climatizados, laboratório de informática, sala de recursos, biblioteca, além de intervenções como instalação de novo forro PVC, implementação de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, revisão completa nas coberturas, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro, climatização de todos os ambientes, banheiros novos, acessibilidade, nova pintura, nova mobília e diversos outros serviços.

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide, estamos transformando completamente as escolas. Tudo é novo: desde os ambientes até a mobília e os equipamentos. Todos os espaços foram cuidadosamente planejados pela nossa equipe pedagógica, incluindo laboratório de informática, biblioteca, sala de recursos e sala de diálogo, todos equipados e climatizados. Nosso objetivo é garantir um sistema de ensino transformador e é com esse propósito que temos trabalhado todos os dias”, enfatizou a secretária da Semed, Caroline Marques Salgado.

É aguardar e conferir.