Como estratégia para ampliar a cobertura vacinal contra a dengue, a Prefeitura de São Luís estendeu o público-alvo da vacinação, nesta quarta-feira (6), para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A medida foi tomada em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, que oficializou a ampliação da faixa etária.

“Esta medida se faz necessária para que alcancemos números mais expressivos de pessoas imunizadas contra a dengue. Os casos da doença têm aumentado em todo o país, por isso, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem se empenhado não só em facilitar o acesso à vacina, mas em combater possíveis criadouros do mosquito. Este é um trabalho que pode ser desenvolvido por todos, tirando apenas dez minutos para inspecionar suas residências e eliminar focos de água parada”, afirma o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes

Até o momento, foram aplicadas mais de cinco mil doses no público inicial (crianças de 10 e 11 anos), o que representa 20,31% da meta a ser atingida. Entre outras medidas, desenvolvidas por meio da Secretaria de Saúde (Semus), a Prefeitura tem levado a vacinação para as unidades de ensino da rede municipal e para áreas de grande circulação como Shopping Center e a Feirinha São Luís, além de ações como dias de mobilização com horários de funcionamento estendido nas unidades e a oferta do imunizante aos sábados, nas Unidades Saúde na Hora.

Para vacinar, é necessário que as crianças estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis, e ainda a apresentação de documentos como cartão de vacina, comprovante de residência e documento oficial com foto das crianças, adolescentes e responsáveis legais. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h; de terça a sábado, no São Luís Shopping, das 10h às 16h; e aos sábados nas Unidades Saúde na Hora.