O Maranhão marca presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNM), que inicia nesta segunda-feira (4), ás 18h, em Brasília. Nesta edição, será discutido o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’. O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, está na capital federal e participará dos debates, que têm como objetivo definir políticas públicas no segmento. O presidente Lula fará a abertura oficial do evento.

“O Governo do Maranhão tem o compromisso com o fortalecimento desta política e este é o momento para debatermos o papel da cultura na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. O Maranhão tem muito a oferecer nesse contexto, e estamos aqui para contribuir e aprender com as experiências de outros estados”, destacou Yuri Arruda.

Na conferência serão discutidas ações prioritárias para assegurar políticas do setor cultural com foco em ações que promovam mais acesso à cultura, à preservação do patrimônio histórico e valorização das várias manifestações artísticas. Delegados maranhenses, eleitos durante a Conferência Estadual de Cultura, acompanham o titular da Secma.

A 4ª CNC é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co -realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). O evento prossegue até sexta-feira (8).