Ao que parece a paz foi selada no parlamento maranhense e deveremos ter um entendimento sobre a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), pelos 42 deputados estaduais.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), já fez publicar no Diário da AL uma retificação do edital para a a vaga de conselheiro no TCE-MA.

Os pontos alterados, foram exatamente os apontados pelo deputado Carlos Lula (PSB) como inconstitucionais, correndo o risco de ser judicializado pelo próprio parlamentar.

Carlos Lula questionou a obrigatoriedade de 14 assinaturas de deputados para validação das candidaturas, a questão da idade dos candidatos (antes 35 a 65, agora 30 a 70 anos) e votação aberta dos deputados.

As modificações devem trazer tranquilidade para o processo de escolha, sem a necessidade de judicialização.

Vale ressaltar, que foi graças a intervenção do “bombeiro” Felipe Camarão (PT), que o acordo foi costurado. O vice-governador e secretário de Educação, durante toda a quarta-feira (28), esteve no parlamento maranhense tentando “apagar o incêndio”.

Apesar disso, o advogado Flávio Costa, que conta com o apoio de Iracema e do governador Carlos Brandão (PSB), segue sendo favorito para a vaga do conselheiro Washington Oliveira, que oficialmente se aposenta na sexta-feira (1º).

É aguardar e conferir.